Projetos


PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA 

Responsáveis: Cecília Maria Vieira Abrahão / Helenice Maria Tavares

RESUMO: Tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento geral do corpo/mente e auxiliar na aquisição da escrita e da leitura, uma vez que trabalha/estimula também as funções mentais superiores às quais interferem diretamente na aprendizagem e desenvolvimento dessas habilidades, bem como, os conceitos matemáticos para os alunos do 

ATIVIDADE FÍSICA E INICIAÇÃO ESPORTIVA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Responsável:  Rogério José Maria Borges

RESUMO:Visa proporcionar aos Professores de Educação Física que trabalham no AEE da rede Municipal de Ensino e aos outros professores, o entendimento dos conceitos da educação física adaptada e o domínio dos procedimentos metodológicos para o trabalho com as pessoas com deficiência, seja como atividade física e ou iniciação esportiva.

CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA SALA COMUM

Responsável: Marta Emídio Pereira

RESUMO: Objetiva tecer uma rede de multiplicadores com os profissionais da educação nas escolas para a atuação na perspectiva da educação inclusiva em defesa de um trabalho educativo, comprometido com o desenvolvimento humano e qualitativo nos processos de ensino-aprendizagem, podendo assim possibilitar mudanças nas concepções de formação existentes no âmbito do sistema de ensino. Nesse sentido, construir uma escola que contemple a todos e todas, demanda significativo grau de transformação na sua orientação pedagógica, na sua política e cultura escolar, de modo a interferir e reconstruir o significado de recursos teórico, didático e pedagógico para ensinar a todos os seus alunos em sala de aula, propiciando a reflexão e ressignificação da prática pedagógica,  condição para que ocorra a transformação e emancipação do sujeito.

PROJETO: SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESPAÇO E ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Responsável: Marta Emídio Pereira

RESUMO: Este projeto visa possibilitar aos profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais-SRM o aprofundamento de seus conhecimentos referentes ao atendimento específico dos alunos público alvo do AEE apresentando ações de formação, incluindo os aspectos ligados ao estudo das necessidades específicas dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Este estudo perpassa o cotidiano da escola e é voltado para a reflexão, a intervenção e a ação do profissional que atua no AEE, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno em todo contexto escolar. Para atuar na SRM/AEE, os professores em exercício devem ter formação específica que atenda aos objetivos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

PROJETO: FORMAÇÃO CONTÍNUA DE LIBRAS, BRAILLE, SOROBAN E COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA – CAA. 

Responsável: Márcia Arantes Buiatti Pacheco

O referido projeto tem como finalidade oferecer a formação contínua a todos os profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado bem como da comunidade escolar e do entorno das Escolas da Rede Municipal de Educação de Uberlândia instrumentalizando-os com os cursos de Braille, LIBRAS, Soroban e CAA visando identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial; elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação; estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.










Nenhum comentário:

Postar um comentário