
- alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial;
- alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação;
- alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas (intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade).
Desta forma, o NADH promove a intervenção e aplicação dos serviços da educação especial junto ao contexto da Educação Básica materializado no AEE, estabelecendo articulação e assessoramento aos alunos e professores da sala de aula comum. Também disponibiliza serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade e estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares partindo de suas necessidades e garantindo o acesso, a qualidade e a permanência desse aluno na escola regular, por meio do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, tem como meta a efetivação de uma política de Educação Especial fundamentada na proposta de uma educação que reconhece a diversidade e valoriza a diferença humana.
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